Total de visualizações de página

sábado, 10 de abril de 2010

GENEALOGIA DE JESUS E O APELIDO DE FAMÍLIA FARIA ( PIRES , PEREZ E FARES)


Tamar, mulher não judia, casa-se com Her, filho de Judá. Seu esposo, por não cumprir os deseja de D’us falece, sem deixar herdeiro. Judá dá Onã, irmão de Her, para fecundar Tamar, honrando a família, como era costume. Onã nega-se a cumprir seu mister, derramando o sêmen no lençol, impedindo que Tamar seja fecundada. Sabedor disso, Judá indica o seu outro filho Sela para fecundar Tamar, mas este é jovem e não pode cumprir a determinação do pai. Então,Tamar, fingindo-se , deita-se com seu sogro Judá, engravidando-se ela de gêmeos para se cumprir o costume , coisa esta que hoje erradamente muitos dizem ela ser uma mulher mundana , sem saber realmente os costumes que deveriam ocorrer.
Chegando a hora do parto, um dos gêmeos estendeu a mão e a parteira atou-lhe uma fita escarlate no braço, afirmando: “Foi este que saiu primeiro”. Mas acontece que ele retirou sua mão e outro foi quem saiu do corpo materno. Então a parteira disse: “Que brecha te abriste.” E o chamaram de Fares. Em seguida nasceu seu irmão, que tinha o fio escarlate na mão, por isso o chamaram Zara”.



E o nome Farés – Faria – Pires - Perez passou a ser adotado por judeus religiosos, em homenagem a Tamar , como forma de demonstrar o perdão dado a ela.



A genealogia de JESUS, descrita pelo Evangelista Mateus , o Nazareno descende de Judá pela Linha da Tamar e do seu filho FARES (FARIA) PIRES (ver Mateus 1,16):

1 - Ascendência de Jesus –1 Livro da à origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão, Abraão gerou Isaac, Isaac gerou Jacó, Jaçó gerou JUDÁ e seus irmãos, JUDÁ gerou FARÉS e Zara, de TAMAR, FARÉS gerou Esrom, Esrom gerou Aminadab, Aminadab gerou Naasson, Naasson gerou Salmon, Salmon gerou Booz, de Raab, Booz gerou Jobed, de Rute, Jobed gerou Jessé, Jessé gerou David. Davi gerou Salomão, daquela que foi mulher de Urias, Salomão gerou Roboão, Roboão gerou Abias, Abias gerou Asa, Asa gerou Josafá, Josafá gerou Jorão, Jorão gerou Acaz, Acaz gerou Ezequias, Ezequias gerou Manasses, Manasses gerou Amon, Amon gerou Josias, Josias gerou Jeconias e seus irmãos por ocasião do exílio na Babilônia. Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel, Salatiel gerou Zorobatel, Zorobatel gerou Abiud, Abiud gerou Eliacim, Eliacim gerou Azor, Azor gerou Sadoc, Sadoc gerou Aquim, Aquim gerou Eliud, Eliud gerou Eleazar, Eleazar gerou Mata, Mata gerou Jacó, Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, chamado Cristo.

Assim FARIA deriva de FARÉS, PIRES E PEREZ filho de TAMAR, estando na linha da origem de Jesus, desde Davi, conforme Mateus, acima indicado.



TAMAR COMO PRIMEIRA AVÓ DE JESUS.

Notamos que TAMAR foi à primeira mulher a constar da genealogia de JESUS, pois naquele tempo persona do sexo feminino não merecia consideração. Assim, ela teria sido, segundo alguns, sua “primeira avó”.




História*Judaica*MEA (Elvira de Azevedo) & STEINHARDT (Inácio).— BEN-ROSH. Biografia do Capitão Barros Basto, o Apóstolo dos Marranos. Edições Afrontamento. (Porto. 1997). 15x24 cm. 300-IV págs. B.“Ben-Rosh é uma biografia do Capitão Arthur Carlos de Barros Basto, um repúblicano de ascendência judaico-cristã que após a 1ª Grande Gueera, onde serviu brilhantemente a Pátria, obtendo altas condecorações e louvores, funda no Porto, em 1923, uma comunidade israelita. (...) É a Obra de Resgate, que galvaniza as comunidades judaicas de todo o mundo, pelo que se põe em funcionamento uma forte cadeia de ajuda, com base no Portuguese Marranos Committee de Londres, criado pela Sinagoga Portuguesa de Londres