Total de visualizações de página

sábado, 5 de março de 2011

Judeu Português, pensador, sefaradí, Bento de Espinoza (Baruch de Spinoza) - AMSDJU

DIOGO PIRES ou SHLOMON PEREZ ou SALOMON MOLKHO
Judeu Português Kabalista
Citado nos livros:

Secret conversions to Judaism in early modern Europe

Por Martin Mulsow,e Richard Henry Popkin pag 6

American Yiddish poetry: a bilingual anthology

Por Benjamin Harshav,Barbara Harshav


Bento de Espinoza (também Benedito Espinoza; em hebraico: ברוך שפינוזה, transl. Baruch de Spinoza) foi um dos grandes racionalistas do século XVII dentro da chamada Filosofia Moderna, juntamente com René Descartes e Gottfried Leibniz. Nasceu nos Países Baixos em uma família judaica portuguesa e é considerado o fundador do criticismo bíblico moderno.

Nasceu em Amsterdã no seio da família judaica, de portugue

ses foragidos da perseguição pela Inquisição.

Foi profundo estudioso da Bíblia, do Talmude e de obras de judeus como Maimónides, Ben Gherson, Ibn Reza, Hasdai Crescas, Ibn Gebirol, Moisés de Córdoba e outros.

Morreu num domingo, 21 de fevereiro de 1677, aos quarenta e quatro anos, vitimado pela tuberculose. Morava então com a família Van den Spyck, em Haia. A família havia ido à igreja e o deixara com o amigo Dr. Meyer. Ao voltarem, encontraram-no morto.

Traços físicos

Conforme Colerus que o conheceu em Rhynsburg, Spinoza “era de mediana estatura, feições regulares, pele morena, cabelos pretos e crespos, sobrancelhas negras e bastas, denunciando claramente a descendência de judeus Sefaradim ou sefaraditas(Originalmente naturais da Espanha).