Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

ROSH HACHANAH DE 2010 - ASS. SALOMON MOLCHO AMSDJU


Rosh Hashaná 1-2 de Tishrei – 8 a 10 de setembro, 2010


O Judaísmo é misterioso. Vem do céu embrulhado para presente com fitas, cordões e nós, cada qual se desenrolando para desvelar mais um mistério, uma quantidade sempre crescente de nós para desatar, mais cordões para seguir por uma trilha interminável. E com cada desenrolar, outra descoberta, e em cada descoberta, uma sabedoria mais profunda.


Será um dia de soar para vós" – aprendemos. . O rei David escreveu em seus Salmos: "Toque o shofar na lua nova, no segredo de nossa festa." a única referência na Torah que temos sobre nossa tradição de que não faremos soar nossas vozes, não uma trombeta, nada exceto um chifre de carneiro.


Será um dia de lembrança do som para vocês." E disso devemos entender, – apenas para lembrar: nossa tradição resolve o problema, pois D’us está pedindo: "Recitem versículos de soberania perante Mim, para fazer-Me seu Rei. Recitem versículos de recordação perante Mim, para que a memória de vocês chegue a Mim.


Soubemos porque quando Moshê recebeu a Torá, tudo isso ficou claro para ele também, e ele transmitiu esta informação, mesmo que não a tenha anotado. E mesmo antes de a ouvirmos de Moshê, sabíamos sobre Rosh Hashaná. Avraham recebeu os antigos ensinamentos de Shem, filho de Nôach. Nôach, por sua vez, tinha recebido de Metuselach, que a recebera de Enoch. E Enoch certamente conhecia Rosh Hashaná, pois ele recebera sua sabedoria diretamente de Adam, que tinha sido formado naquele dia.


Rosh Hashaná, então, não é apenas um feriado judaico. Rosh Hashaná é o aniversário da humanidade.


SHALOM MA ALEYHEN

SEFARAD


1. Historia da origem e do estabelecimento da Inquisição em Portugal: - Página 228
Harvard College Library

Comenta Diogo Pires ( Slomon Molkho)