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domingo, 16 de janeiro de 2011

Tu BiShvat 2011-Ano Novo das Árvores! 20 de Janeiro




Tu Bishvat é celebrado comendo-se várias espécies de frutas, algumas da nova e
stação. Especificamente é costume comer dos frutos pelos quais a Terra de Israel é enaltecida. São mencionadas sete espécies (duas de grãos e cinco de frutas), conforme o versículo da Torá: "Uma terra de trigo e cevada, uva, figo e romã; uma terra de azeitona e mel (de tâmaras)."

Nossos sábios dizem que o homem se parece com as árvores do camp
o. Disse o Rabino Elazar Ben Azarya: "Qualquer pessoa cuja inteligência excede os seus bons atos... é como uma árvore cheia de galhos, mas com poucas raízes, que o vento arranca do chão e vira de cabeça para baixo... Mas aquelas cujos bons atos excedem sua inteligência... é como uma árvore com poucos galhos, mas com muitas raízes, mesmo que todos os ventos do mundo soprassem contra, ela não sairia do lugar... em ano de seca não devemos nos preocupar, nem parar de render frutos". (Avot 3:17)

Uma árvore brota a partir de uma semente, cresce, atinge a maturidade, dá frutos e, de suas sementes, outras árvores crescem, frutificam-se, etc. Assim também é o c
iclo da vida humana.

O embrião se desenvolve, nasce, cresce e amadurece e, com o passar dos anos, o ser humano se reproduz. Os frutos do judeu são Torá e mitsvót. Assim como as árvores brotam a partir de uma semente, também deve-se assegurar que mais judeus cresçam espiritualmente, gerando seus próprios frutos. Um judeu não pode se contentar apenas com sua colheita espiritual e sim, aproximar outros de sua herança.

Uma árvore é parte do reino vegetal. Plantas, ao contrário dos animais, morrem se forem desenraizadas do solo e sobrevivem apenas quando continuam recebendo nutrientes da
fonte. Um judeu também subsiste e cresce espiritualmente, apenas quando ligado à sua fonte: Torá e judaísmo. Não é suficiente estudar Torá ou cumprir mitsvót uma s
ó vez; é preciso receber constantemente alimento da fonte, e da vida.

O Seder de Tu BiShvat, modelado de acordo com o Seder de Pessach, é um costume antigo que foi reincorporado nos tempos recentes. Baseado em interpretações cabalísticas, este Seder leva seus participantes por distintas dimensões físicas e metafísicas. Come-se frutas, bençãos são recitadas e contos sobre as árvores e a natureza são contados.

Quatro taças de vinho são tomadas, uma mais vermelha que a outra, simbolizando as mudanças de padrão das flores em Israel ao longo do ano. Frutas da terra são comid
as durante a refeição, cada uma simbolizando uma metáfora das quatro camadas metafísicas da existência, relacionando a natureza humana e a personalidade coleti
va do Povo de Israel.

Quando Estivermos Comendo as Frutas

Algumas pessoas comem sete frutas (pelas sete espécies), outras quinze (por ser dia 15 de Shvat). Algumas comem as frutas como parte de uma refeição festiva, outros as comem separadamente. Há os que comem as sete espécies especificamente, e há os que comem frutas típicas de Israel. As frutas devem ser comidas frescas (para que possam ser abençoadas), mas podem também ser comidas assadas, secas ou açucaradas.

Algumas dicas:

- Mesmo que a benção sobre o pão tenha sido dita ao início da re
feição, deve ser feita a benção especial para as frutas: "... boré pri ha'etz" (Abençoado sejas Tu, Senhor e Rei do Universo, que cria os frutos das árvores).

- Se muitas frutas estão dispostas na mesa, a benção deve ser feita sobre a mais importante, sendo válida assim para todas as outras.

- Se frutas da Terra de Israel estão entre os frutos (azeitonas, tâmaras, uvas, figos ou romãs), estas devem ser comidas antes, em ordem de prioridade. Alguns Judeus Sefar
adim comem antes comidas feitas de duas espécies de grãos antes dos frutos da Terra.

- Uma fruta nova deve ser comida, se possível, para que seja feita a benção "... shehecheianu, vekiemanu, vehiguianu lazman hazé." (Abençoado sejas Tu, Senhor, Rei do Unive
rso, que nos manteve vivos, nos sustentou e nos trouxe até es
te dia de hoje), após a benção d
a fruta.

SHALOM MA LEYHEN HERMANOS DEL SEFARADI!