Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

referências bibliográficas dos quais procederam estes dados históricos

referências bibliográficas dos quais procederam estes dados históricos PIRES MOLCHO SEFARAD
PIRES:
- CORDEIRO, Hélio Daniel. “Os Marranos e a Diáspora Sefardita”. Editora Capital Sefad. São Paulo, 1995.
PIRES:
- Gente da Nação: Cristãos-novos e Judeus em Pernambuco. José Antônio Gonsalves de Mello. Ed.Massangana, 2a ed. 1996
PIRES:
- Cristãos Novos na Bahia: A Inquisição. Anita Novinsky. Ed. Perspectiva, 2a ed. 1992.

Conferencia "Os Mourriscos e a Inquisição", com a Prof. Dr. Isabel Maria Braga

Ancestral Slomon Molcho


DOC. Fahne des Shlomo Molcho mit der Aufschrift
Bandeira de Diogo Pires ( Molcho)
Salomão Molcho


Salomão Molcho (hebraico: שלמה מולכו Shlomo Mol'kho, originalmente Diogo Pires, (1500 - 13 de dezembro de 1532) foi um místico Português. Brilhante um "cristão-novo" que se converteu de volta ao judaísmo, Molcho se declarou o Messias , e foi queimado na fogueira por Heresia.

Molcho nasceu um cristão com pais marranos em Portugal cerca de 1500. Seu nome de batismo era provavelmente Diogo . Ele ocupou o cargo de secretário de um dos tribunais superiores de seu país natal

Molcho era um crente na interpretação de sonhos, que estudou a Cabala com Joseph Taytazak e conheceu Joseph Caro. . Em seguida, ele vagou como um pregador através da Terra de Israel (então uma província do Império Otomano),

onde obteve uma grande reputação e anunciou que o reino messiânico viria em 1540.

Em 1529 Molcho publicou uma porção de suas pregações Derashot sob o título, ou Sefer ha-Mefo'ar. Indo para a Itália, foi a oposição de judeus proeminentes, incluindo Jacob Mantino ben Samuel, que temiam que ele pudesse enganar os seus correligionários.

Ele conseguiu ganhar o favor do Papa Clemente VII e de alguns cardeais

Foi dito que previu uma enchente que inundou algumas Roma e vários outros lugares. . Depois de seus muitos cabalistas e outras experiências estranhas, Molcho senti justificado em proclamar-se o Messias, ou o seu precursor.


Nesta ocasião, Molcho carregava uma bandeira com a palavra hebraica Maccabi, os quatro מכבי cartas que também significa uma abreviação de Êxodo 15:11 "Quem entre os poderosos é como Deus?".


אויף דעם געלעגנהייט, מאָלטשאָ קעריד אַ פאָן מיט די העברעיִש וואָרט מאַקקאַבי, די פיר לעטטערס מכבי אויך מעאַנס אַ אַבריווייישאַן פון עקסאָדוס 15:11 "וואָס צווישן די גוואַלדיק איז ווי גאָט?".
Em Mântua um tribunal eclesiástico Molcho condenado à morte pelo fogo. No jogo, o imperador ofereceu para perdoar-lhe a condição de que ele retornar à Igreja Católica, mas Molcho recusou, pedindo um mártir, a morte (5 de Tevet 5293 no calendário hebraico).
DOC. Familia Pires Molcho:Prova de Slomon Molcho Diogo Pires, corregedor do Cível da Corte, 4.000 réis de vestiaria. para ser pago a ele.
Datas
1524-06-03