No entardecer do próximo dia 18 de abril, começa Pessach, festa que celebra a liberdade e marca o nascimento do povo judeu como grupo.
Durante os 30 dias anteriores a Pessach, é costume nos prepararmos tanto física como espiritualmente para esta festividade. Fisicamente limpando nossas casas de Chametz (qualquer comida feita de grãos e água que foi deixada fermentar ou crescer) e espiritualmente revivendo os temas e as leis desta festividade.
Cada festividade do calendário judaico contém um tema específico com uma oportunidade única de crescimento pessoal. Pessach traz consigo, a mensagem universal de que a liberdade não pode ser privada do ser humano.
O resgate do Povo judeu da escravidão no Egito foi um processo dividido em duas partes. Primeiro foi o resgate físico, seguido pelo espiritual. Quando fomos escravos no Egito, não tínhamos a habilidade de tomar decisões relacionadas à direção física das nossas vidas. Contudo, sendo fisicamente livre, a escravidão mental pode permanecer ligada ao nosso passado, impedindo o alcance espiritual como pessoas livres.
Na Hagadá (texto utilizado para os serviços da noite de Pessach) dizemos: “Éramos escravos do Faraó no Egito e D-us de lá nos tirou com mão forte. Se o Todo Poderoso não tivesse salvo nossos antepassados no Egito, nós, os nossos filhos e os filhos de nossos filhos seguiríamos escravizados pelo Faraó”. Isto nos ensina, que se pelo contrario, a saída do Egito tivesse sido uma decisão faraônica, então continuaríamos escravizados espiritualmente pelo Faraó.
Após a segunda guerra mundial, muitos sobreviventes permaneceram escravizados ás suas experiências do Holocausto. Porém outros não. Aqueles que conseguiram se libertar ajudaram as pessoas que tinham problemas. Temos de ser responsáveis pelos nossos próprios valores e por outros. Devemos buscar o nosso lugar na vida.
Esta é também a mensagem de Pessach: Os fatos que nos estão impedindo de sermos livres são o verdadeiro CHAMETZ que devemos remover de nossas vidas, para que este Pessach seja um momento que mude a direção de nossas vidas para um caminho correto.
Chag Pessach Kasher veSameach!
Boris Ber Presidente Federação Israelita do Estado de São Paulo |