Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Diogo Pires - Slomon Molkho - Salomão Molcho e Sua Historia - AMSDJU


ROUPA DIOGO PIRES ( - PIREZ - PERES - PEREZ - SLOMON MOLCHO - MOLCO - MOLKHO)


Diogo Pires (Lisboa, 1500 – Mântua, 1532), secretário de D. João III, depois da visita a Lisboa do misterioso David Reubeni, vindo da Arábia, mudou de nome para Salomão (ou Solomon) Molco, circuncisou-se a si mesmo (quase encontrando a morte) e, fugindo de Portugal, assumiu a sua condição judaica. Na Arábia do século XVI havia judeus e, no entanto, Salomão Molco haveria de fugir de Portugal e morrer às mãos dos inquisidores italianos…Visionário, cabalista inspirado, assistido por um maggid (um guia celeste) segundo a lenda: um Maggid apareceu-lhe, encorajando-o e guiando-o desde então, numa altura em que ele, desanimado e cansado de perseguições, pediu um sinal aos céus. O maggid dá-lhe indicações para seguir para a Terra Santa.



SEFER HA MEFOAR - DIOGO PIRES


Passando pela Turquia oriental encontra o Rabi José (Joseph) Taytazak. Este último, tinha-se ali refugiado, fugido de Espanha, na cidade muçulmana de Salónica e aí cumpriu as funções de Rabi-Mor. Salónica era, depois de Safed, o maior centro de cultura judaica da época. Tal como se diz na Enciclopédia Judaica: “Uma nova era para a comunidade começou com a conquista de Salónica por Amurath (1 de Maio de 1430). Aos judeus foram garantidos direitos iguais aos dos outros habitantes não-Muçulmanos, e os seus rabinos foram colocados no mesmo patamar que os líderes espirituais da Igreja Grega. A feliz condição da comunidade judaica salónica nesta época é descrita por Isaac ?arfati numa carta dirigida aos judeus da Alemanha, a quem recomenda que emigrem para a Turquia.” (Ver Enciclopédia Judaica, entrada “Salónica”). Também em Salónica esteve o nosso Amatus Lusitanus, refugiado de Portugal e de Itália, onde foi médico do Papa Julius III.



SHEMEN ZAIT - SALONIKA - DIOGO PIRES

Voltando a Molco, na sua passagem por Adrianopole conhece José (Joseph) Caro. Segundo a tradição, tanto Taytazak como Caro foram favorecidos com um Maggid depois da visita de Molco.O nosso compatriota, Salomão Molco, passou ainda por Safed, onde, tal como nos outros locais por onde passou, deixou forte impressão. Misteriosamente, regressa a Roma, a “cidade iníqua”, onde é aclamado por prever com exactidão a cheia do Tibre (a 8 de Outubro de 1530). Ele e Reubeni conversam com o cruel Carlos V em Ratisbona. Ambos foram presos e levados para Itália. Molco foi condenado à morte, considerado renegado da fé católica, levado para Mântua.



SEFER HA MEFOAR " DIOGO PIRES"


Com as chamas lentas já a arder, ainda perguntaram se ele queria reintegrar a fé católica em troca da sua vida. Molco morreu judeu.A morte deste cabalista e misterioso português causou um choque tremendo em toda a comunidade judaica. Em Safed dizia-se que por lá aparecia Molco todos os fins de tarde de Sexta-feira, entoando a benção do Kiddush sobre um copo de vinho.Uma nota muito interessante para portugueses interessados nos seus: ainda em 1923, a comunidade judaica de Praga tinha em sua posse uma capa de seda preta e uma bandeira de seda preta que pertenceram ao nosso Salomão Molco. Na bandeira estavam bordados, em seda amarela, vinte e três versículos da Bíblia hebraica, dezanove dos quais retirados dos Salmos.Depois da morte de Molco, o maggid de Caro começou a aparecer com mais frequência.
Bibliografia:para além de outras referências bibliográficas, é bastante interessante a peça de Edmond Fleg: Le Juif du Pape.


Publicado em Joseph Caro, Judaísmo, Solomon Molco

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Genealogia de Adão até Davi PART 02 AMSDJU

TAMAR E JUDÁH


Os 40 anos que Moisés viveu como líder da nação de Israel fora do Egito, viveu-os no deserto e nas cercanias da terra prometida. Neste período ele se casou com uma Cushita, gente da região da atual Etiópia. Assim, Moisés, o fundador da nação de Israel, nunca se casou com uma “Graciosa Jovem Judia”.
Você já teve o prazer de ler a genealogia de Jesus nos primeiros capítulos de Mateus? Há algo fascinante sobre a mistura de sangue das mulheres na genealogia de Jesus. Cinco mulheres são mencionadas na genealogia de Jesus. As cinco, sem qualquer exceção, eram sangue Não judeu sob a perspectiva do judaismo.
Mateus, capítulo 1, verso 1:
Livro da genealogia de Jesus , filho de Davi (descendente de três mulheres na concepção judaica atual não sangue puro ), filho de Abraão (que era morador de Ur .
Verso 3:


Judá gerou de Tamar a Perez e Zerá...A primeira mulher mestiça da história é um pouco difícil de explicar. Seu nome era Tamar e era nora de Judá, um dos Patriarcas das doze tribos de Israel. Seu marido Er, foi o primeiro nascido de Judá de sua mulher cananita. Mas Er perdeo a vida . Assim, Judá deu a Tamar Onan, seu segundo filho, para que ela lhe desse netos, pois o primeiro filho era morto.....
CONTINUAÇÃO....
DIOGO PIRES ( SALOMON MOLCHO) COMENTADO EM OBRAS ILUSTRES
“da religião que lhe fora imposta, fugiu para a Turquia, de onde, com o nome de Salomão Malco, veio a Roma, e graças à sua ciência da cabala, foi estimado pelo Papa Clemente VII, o que o animou ao projecto de converter Carlos V...”
Revista de ciências históricas: Volumes 1-2
1.
“Inspirada pela Cabala andou a idéia da vinda do Messias, defendida por David Judeu, ou David Rubeni... Diogo Pires, que aderiu ao judaísmo e fugiu para a Turquia, onde mudou o nome para Salomão Malco. ...”

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

ROSH HACHANAH DE 2010 - ASS. SALOMON MOLCHO AMSDJU


Rosh Hashaná 1-2 de Tishrei – 8 a 10 de setembro, 2010


O Judaísmo é misterioso. Vem do céu embrulhado para presente com fitas, cordões e nós, cada qual se desenrolando para desvelar mais um mistério, uma quantidade sempre crescente de nós para desatar, mais cordões para seguir por uma trilha interminável. E com cada desenrolar, outra descoberta, e em cada descoberta, uma sabedoria mais profunda.


Será um dia de soar para vós" – aprendemos. . O rei David escreveu em seus Salmos: "Toque o shofar na lua nova, no segredo de nossa festa." a única referência na Torah que temos sobre nossa tradição de que não faremos soar nossas vozes, não uma trombeta, nada exceto um chifre de carneiro.


Será um dia de lembrança do som para vocês." E disso devemos entender, – apenas para lembrar: nossa tradição resolve o problema, pois D’us está pedindo: "Recitem versículos de soberania perante Mim, para fazer-Me seu Rei. Recitem versículos de recordação perante Mim, para que a memória de vocês chegue a Mim.


Soubemos porque quando Moshê recebeu a Torá, tudo isso ficou claro para ele também, e ele transmitiu esta informação, mesmo que não a tenha anotado. E mesmo antes de a ouvirmos de Moshê, sabíamos sobre Rosh Hashaná. Avraham recebeu os antigos ensinamentos de Shem, filho de Nôach. Nôach, por sua vez, tinha recebido de Metuselach, que a recebera de Enoch. E Enoch certamente conhecia Rosh Hashaná, pois ele recebera sua sabedoria diretamente de Adam, que tinha sido formado naquele dia.


Rosh Hashaná, então, não é apenas um feriado judaico. Rosh Hashaná é o aniversário da humanidade.


SHALOM MA ALEYHEN

SEFARAD


1. Historia da origem e do estabelecimento da Inquisição em Portugal: - Página 228
Harvard College Library

Comenta Diogo Pires ( Slomon Molkho)

domingo, 5 de setembro de 2010

Por Matt Goldish - Diogo Pires (Slomon Molcho )



The Sabbatean prophets pag 44
Por Matt Goldish
Diogo Pires Demonstrado na Obra de Matt Goldish

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Genealogia de Adão até Davi PART 01 - AMSDJU


VEJA O MAPA DE JUDEUS DA ESPANHA E PORTUGAL , APENAS CLICAR EM CIMA DA FIGURA

PARTE 01



Diga-se de passagem que a tataravó de Davi era Raab a cananita. Se você quer olhar isto de um ponto de vista extremamente objetivo, Davi tinha o sangue de Raabi Cananéia na sua linhagem. A exclusividade racial judaica, proclamada em verso e prosa, não tinha nada a ver com Davi. Sua bisavó era Moabita, sua tataravó era cananita. Antes de sua mãe ter se casado com Jessé, ela havia sido mulher de Naashe um amonita. Este jovem não era somente um não puro sangue, mas ele era um mestiço . Numa sociedade exclusivista, onde se valoriza tanto a genealogia e a pureza da raça e linhagem judaica, puro sangue, aqui está o homem de Deus, “um homem segundo o coração de Deus.”


Deus deliberadamente escolheu um mestiço para ser o rei de Israel. Ele está dizendo alto e claro para todo o Israel, que não é a linhagem mas o coração, não a hereditariedade mas a escolha de Deus que conta para Deus.
Deixe-me acrescentar uma outra coisa aqui que penso ser extremamente interessante para que se reforce este argumento. Moisés, o fundador, sob Deus, da nação de Israel, teve essencialmente três principais períodos de 40 anos cada, em sua vida. Nos primeiros 40 anos, Moisés era “filho da filha de Faraó”. Moisés, como um nobre egípcio, teve que se casar com uma filha de um nobre ou alguém da casta sacerdotal egípcia de tal forma que pudesse ser chamado “filho da filha de Faraó”, assim como ocorreu cerca de 400 anos mais tarde, José, filho de Jacó, foi casado por Faraó a fim de que se tornasse Vice-rei do Egito, casado portanto com uma mulher da alta linhagem real egípcia de entre os sacerdotes egípcios. Assim a primeira esposa de Moisés era uma egípcia.
O segundo período de 40 anos, Moisés viveu em Midiã como fugitivo de Faraó, tomando conta dos rebanhos de Jetro, um sacerdote de Mídia. Os medianitas eram descendentes da concubina de Abraão, Ketura, que, depois da morte de Sara, tornou-se sua mulher. Sendo assim, ainda que fossem povo Semita, não são descendentes diretos de Jacó e das 12 tribos de Israel, e portanto, não são sangue puro israelita.




CONTINUED.............